[ Login | Register | Lost password? ]

Criando o blog - Tratando Erros

Por: Junior Tada
19/02/2014

Erros e Ticket

Para quem perdeu aqui estão as partes um, dois e três. Vamos lá, todo erro que o web2py encontrar no seu código, no banco, sintaxe, etc, será gerado um ticket com log do erro. Para visualizar o erro é necessário a senha do admin.

Os erros mais comuns para quem é iniciante em python/web2py: indentação de código errada (dependendo da IDE ou editor de texto que estiver utilizando, TAB é diferente de espaço, portanto cuidado em utilizar), falta de : ao final de if/else, esquecer de colocar {{pass}} quando utiliza for/if/else dentro da view ou ainda colocar na posição errada, gerando um loop errado.

Lembrando que qualquer erro nos arquivos dentro do models gera um erro instantâneo que não será exibido nem mesmo a página index. Já erros dentro de funções nos controller ou em determinadas views, o erro só será apresentando quando o mesmo for executado.

Página de Erro

Durante o desenvolvimento é muito importante e prático, que os erros sejam exibidos, mas depois do deploy é necessário que seja oculto do usuário e que seja notificado o administrado/desenvolvedor do site. O site www.web2pyslices.com/home contém diversas soluções prontas, escritas pelos próprios usuários de web2py. Entre os slices, pequei este que trata os erros e envia o ticket para o e-mail do administrado/desenvolvedor definido no código. Quando acabar o desenvolvimento do site, este código deve ser escrito no controller home, na função (def) erro. Não irei abordar isto por enquanto, pois é preciso adicionar informações ao arquivo routes.py e só irei tratar do routes quando for apresentar deploy em um servidor web. Vou deixar o link para o o slice aqui.

Categoria: Programação

Tags: ['programacao,python,web2py,web,html']

Comentários: