[ Login | Register | Lost password? ]

Instalando impressoras térmicas no GNU/Linux – Parte 1

Por: Junior Tada
22/12/2015

Instalando impressoras térmicas no GNU/Linux – Parte 1

Impressora de etiquetas/código de barras GP 2120 TL

Distribuições GNU/Linux Ubuntu 14.04 e 15.10 x64

Vou iniciar hoje uma série de tutoriais/dicas para a instalação de impressoras térmicas no GNU/Linux x64. Serão 3 partes: impressora térmica para etiquetas adesivas, impressora térmica para papel 58mm e impressora térmica para papel 80mm.

Bom, então vamos começar! O primeiro modelo é a impressora GP 2120 TL da fabricante chinesa Gainscha. No mercado livre ela pode ser encontrada por R$ 700 reais aproximadamente e por R$ 400 reais em sites como aliexpress (sem frete e sem taxas). Esta é uma impressora térmica de etiquetas adesivas em bobinas de largura 20 até 55mm, que fora o preço muito abaixo de outros concorrentes, foi o único modelo para etiquetas adesivas que apresentou sinais de que possuía driver para linux. Alias, vou deixar aqui um relato de que as fabricantes chinesas de hardware estão apresentando um suporte melhor para linux do que empresas com anos de mercado e com valores muito acima. Então, o principal motivo de ter escolhido esta impressora não foi o preço, mas o suporte para o driver linux. Outro fato é que tenho um certo 'trauma' de impressoras de etiquetas que utilizam ribbon (quem trabalhou com Argox sabe do que eu estou falando), por isto estava procurando uma que imprimisse direto no papel adesivo.

Primeiro entrei no site da Gainscha e fui procurar o driver para linux. Link d site da Gainscha:

http://www.gainscha.com.cn/download_list.asp?lan=zh-en&skin=4&id=39

Aparentemente todos os modelos de impressoras fabricados por eles possuía driver para linux, apenas o modelo GP 2120 TL não. Entrei em contato com o suporte técnico e para minha surpresa em menos de 15 minutos obtive a resposta. O atendente que se chama Alex, me informou que eles não possuíam um software distribuído (do tipo next, next, next) mas que, com o arquivo anexo, poucos comandos no terminal e seguir a instalação para impressoras da distribuição eu conseguiria facilmente instalar a impressora. Junto, me enviou um passo a passo com print screen de cada fase da instalação para guiar meus passos. Fiquei impressionado com a qualidade do atendimento. Foi informal mas sanou qualquer tipo de dúvida que eu pudesse ter na instalação. Repito, marcas que custam 3 vezes mais, não tem um atendimento dessa qualidade e no mínimo, demoram dias para responder um e-mail.

Esta impressora foi testada e instalada com sucesso em um computador com a distribuição GNU/Linux Ubuntu 15.10 x64.

Hora de colocar a mão na massa. Primeiro, baixe o driver no link abaixo:

https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/junior-blog/tscdriver-0.2.06-x86_64.tar.gz

Descompacte o conteúdo em alguma pasta do seu computador.

Entre na pasta onde descompactou o conteúdo e digite o comando no terminal:
sudo ./install-driver

foto 2

Será solicitado a senha do root/administrador, em seguida o driver será instalado.

Agora vá nas configurações do sistema e procure por impressoras.

Clique no botão adicionar, certifique de que o cabo usb e o cabo de energia da impressora estão devidamente conectados e a impressora está ligada.

foto 0

Selecione o objeto reconhecido na porta usb (ele pode aparecer como objeto desconhecido com números no lugar da descrição do modelo/marca) para evitar problemas com outras impressoras, desconecte qualquer outra impressora/hardware que esteja ligado em portas usb.

foto 3

Clique em próximo.

Selecione a primeira opção e procure a marca TSC na lista abaixo. Clique em próximo.

foto 4

Escolha o driver TTP-244 Plus. Clique em próximo.

foto 5

Deixe selecionado a opção automático. Clique em próximo.

foto 6

Edite as informações/nome da impressora/local ou clique em concluir para terminar a instalação.

foto 7

Pronto! Sua impressora está devidamente instalada e pronta para ser usada. Nas propriedades da impressora você pode editar o tamanho do papel, ações a serem executadas após a impressão e outras customizações comuns em impressoras térmicas.

foto 8

Para desinstalar, basta excluir a impressora no gerenciador de impressoras e executar o comando sudo ./uninstall-driver na pasta onde foi descompactado o driver para remover completamente o driver.

 

Muito fácil não? Na próxima postagem vou falar de outra impressora térmica chinesa, a Zijiang 5890.

Categoria: Programação

Tags: ['linux,hardware']

Comentários: