[ Login | Register | Lost password? ]

Bem Vindo!!! Primeira Postagem!!

Por: Junior Tada
13/02/2014

Bem Vindo!

Em primeiro lugar gostaria de ressaltar que a ideia desse blog é bem antiga, desde quando comecei a estudar programação no Instituto Federal do Paraná IFPR– Campos Paranavaí, porém sempre achei extremamente incoerente um blog sobre programação em que os autores sequer conseguem fazer um código de um blog. Não que seja explícito que um blog de programação tenha seu código gerado pelo autor, até porque a área de informática é muito ampla e o conteúdo pode não ser exatamente sobre códigos web, hospedagem em servidores, etc, mas na minha opinião isso era quase como um insulto. Entendem onde quero chegar? Bom espero que entendam meu ponto de vista. Então vamos lá!

Ponto de Partida

Para começar, irei apresentar para vocês como este site foi criado. Partindo do zero. Existem atualmente, milhares de opções para você criar um site, neste caso um blog, em especial DjangoWordPressRuby on RailsWeb2py, etc. Escolhi Web2py pois, a primeira vista ele te dá muito controle sobre todo o código, ferramentas, customizações e facilidade de uso. Sim, existem ferramentas mais completas e mais específicas, mas a minha ideia inicial era me preparar (e consequentemente preparar vocês que estão lendo o blog) para qualquer tipo de aplicação, por isso escolhi esta forma mais aberta. Outro ponto importante na minha escolha era utilizar uma ferramenta que não necessitasse de muito processamento e nem muita configuração para rodar em um servidor pequeno para um programador iniciante. No caso web2py é escrito e roda em python, não sendo necessário mais nada (as ferramentas externas necessárias existem scripts prontos dentro do próprio web2py) já que atualmente grande parte dos servidores rodam linux e o python vem embutido em quase todas (todas?) as distribuições linux. Futuramente farei um post só para falar de web2py, no momento apenas faça o download aqui. O web2py é auto contido, isto é, tudo que você precisar para ele funcionar estará incluso nele. Incluindo uma IDE que opera no próprio navegador. Puxa que legal, então eu devo usar a própria IDE do web2pyNÃO! Apesar de ser um função muito legal, a perda de produtividade com essa ferramenta não compensa seu uso. Use sua IDE de preferência, eu recomendo Sublime Text 2. Essa é uma escolha muito pessoal, não vou falar nada a respeito. Até aqui, tudo que foi dito serve tanto para Linux como para Windows.

Mãos na Massa!

Bom, após baixar o web2pyvc irá verificar que este se trata na verdade de uma pasta com arquivos compactados. Descompacte em uma pasta de sua preferência e para executar o web2py execute o comando python web2py.py (no linux) ou um duplo click no arquivo web2py.py (windows). Futuramente eu irei mostrar como criar um atalho para rodar o web2py de uma forma mais fácil e com alguns parâmetros. 

welcomo image

Se tudo ocorrer bem vc verá uma página com a aplicação scaffolding do web2py chamada welcome. Essa aplicação scaffolding pode depois ser trocada por um scaffolding padrão que vc criar. Isso é muito útil para pequenas empresas de criação de sites, pois pode ser criada um aplicação base com algumas páginas e funções que comumente serão utilizadas em todos os projetos. 

No próximo post eu irei explicar sobre a interface (que na verdade é uma aplicação web2py, como vc irá aprender) e iniciaremos a construção do blog.

Até logo.

Categoria: Programação

Tags: ['first,inicio']

Comentários: